domingo, 25 de novembro de 2012

Ato público em defesa da memória de Paulo Stuart Wright e pela manutenção do veto do Governador ao PL199/2011

Aos lutadores e lutadoras do povo catarinense...

Já é de conhecimento do movimento popular catarinense as sucessivas afrontas perpetradas pela burguesia catarinense e seus dirigentes políticos contra a memória política dos que lutaram contra o regime instaurado pelo Golpe de 1964 e que pagaram com sua vida por seu compromisso com a democracia e com uma nação onde caibam todos.

A mais recente dessas iniciativas foi o Projeto de Lei 199/2011 do deputado estadual Gilmar Knaesel, PSDB, que alterou o nome da rodovia SC 414 de Paulo Stuart Wright, militante de esquerda, deputado estadual cassado pelo regime militar e um dos dez catarinenses mortos ou desaparecidos no período de exceção, para Francisco Leopoldo Fleith, empresário e ex-prefeito de Piçarras nomeado.



Não bastasse o completo desrespeito representado pela proposição de tal projeto, o plenário da ALESC aprovou tal proposição no dia 11 de julho de 2012. Na luta contra essa nova cassação de Paulo Stuart Wright, desta vez da memória política do Estado de Santa Catarina, o Coletivo Memória Justiça e Verdade iniciou o movimento pelo veto do Governador ao PL 199/2011. Com a pressão organizada conquistamos o veto do governador e a luta voltou a ser travada na ALESC, agora pela manutenção do veto.

Ocorre que mesmo com toda a pressão ainda não foram quebradas as resistências do conservadorismo: a mensagem de veto do governador já foi retirada da pauta de votação 8 vezes desde o mês agosto!!! Com o esforço de articulação conseguimos arrancar do Presidente da ALESC o compromisso de que o veto irá para votação no plenário na quarta-feira dia 28/11/2012 às 16:00 horas. Diante da necessidade de aumentar os esforços para a conquista desse objetivo, o Coletivo Memória, Justiça e Verdade decidiu que além da articulação com os parlamentares adotará mais duas linhas de ação: a publicação e divulgação na imprensa de uma carta aberta do coletivo e a construção de um ato de agitação em frente à ALESC para reforçar a pressão no dia da votação do veto. Nesta linha, fazemos aqui o convite à todas as entidades representativas e organizações populares, sindicais, estudantis e da juventude para tomar parte neste ato público.

Coletivo Memória Justiça e Verdade convoca:



ATO PÚBLICO EM DEFESA DA MEMÓRIA DE PAULO STUART WRIGHT E PELA MANUTENÇÃO DO VETO DO GOVERNADOR AO PL199/2011.

Data: 4ª feira dia 28 de novembro de 2012.
Local: em frente à Assembléia Legistlativa do Estado de Santa Catarina - ALESC.
Hora: concentração e ato às 15:00 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário