quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Frente Antiprisional: Jornais noticiam denúncias de tortura na prisão de S. Pedro deAlcântara

Na noite de quarta-feira (7/11), familiares de presos protestam contra a violênciaFoto: Caio Marcelo / Agencia RBS

Hoje, os principais jornais da cidade destacaram a notícia de que o Tribunal de Justiça vai abrir um processo administrativo para apurar denúncias de tortura contra presos da penitenciária de São Pedro de Alcântara, divulgadas por advogados e familiares de detentos.

Cinco presos teriam sido espancados e torturados entre segunda-feira e esta quarta-feira, confirmando o alerta que tínhamos publicado na terça-feira, segundo relato da Frente Antiprisional das Brigadas Populares.Dois deles foram vistos nesta quarta-feira por esposas de outros presos durante a visita aos maridos, por volta das 17h. Os dois estavam muito machucados, conforme relato das esposas.

O diretor do presídio, Carlos Antônio Alves, negou ao "Diário Catarinense" (versão impressa) qualquertipo de violência dentro da unidade, mas afirmou que foi necessário o uso progressivo de força em uma situação ocorrida ontem, que não quis revelar ao jornal.

Pelo "Hora de Santa Catarina", um dos juízes corregedores da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), Alexandre Takashima, disse que vai abrir nesta quinta-feira processo administrativo solicitando informações e acompanhamento por parte do juiz corregedor da penitenciária e da execução penal de São José, Humberto Goulart e do Ministério Público.

Takashima disse que foi informado pelo diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Lima, de que houve necessidade de contenção de um preso em uma situação nesta quarta-feira e que o fato teria ocasionado uma "pelada", quando presos chutam as portas das celas simultaneamente fazendo grande barulho.

O link da matéria aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário